terça-feira, 7 de maio de 2013

A educação no Brasil precisa, necessita melhorar muito, e isso já faz bastante tempo que é urgente, não apenas melhorar  a valorização profissional e salarial, mas também, o espaço físico do seu trabalho,  a segurança de se chegar ao trabalho,a segurança no trabalho (porque são fatos crimes e violências contra o professor dentro e fora do seu ambiente de trabalho, pelos próprios alunos), e claro, respeito a esse profissional.
As escolas públicas deveriam ser grande referência na educação, com professores bem remunerados, bem assistidos, bem preparados e qualificados, com o espaço físico de seu trabalho em ótimo estado, podendo  até mesmo, superar as escolas privadas. Mas, bem sabemos que é totalmente o oposto de tudo isso a pouco sitado.
O povo brasileiro é o povo que mais paga impostos, portanto é vergonhoso ver nossa educação tão carente, assim como a saúde e a segurança pública.
Bilhões são gastos em demolições de estádios de futebol e construções de novos (isso é apenas um exemplo de como é gasto o dinheiro público), futebol é um esporte bonito, é verdade, mas a educação, a saúde e a segurança pública são urgentes, gritam, imploram o socorro. Esses 'privilégios' ficam para os países, onde se tem uma excelente educação, saúde e segurança pública de qualidade, ou seja, esse não é o caso do Brasil.  Tem escolas públicas que são um exemplo, mas é muitíssimo pouco para desenvolver um país, para formar cidadãos que compõem uma nação.
Muitas escolas não tem nem merenda para as crianças, uma escola nessa situação, já seria um absurdo, imagine uma grande massa de escolas públicas em situações de pleno descaso, não só de sua estrutura física, mas também de sua estrutura humana, então imaginemos a escassez de aprendizado, porque criança com fome tem déficit de aprendizagem, professores mal remunerados,  e a maioria das vezes nem valorizados, sem condições dignas para o ensino, podem até terem amor pela profissão, mas não tem estimulo, 'e essa é  realidade do nosso país'.
A educação é a porta de entrada para uma nação desenvolvida, é o início de soluções de inúmeros problemas sociais, tais como, a miséria, a prostituição (principalmente de crianças e adolescentes), violência, criminalidade, entre outros gerados pela desigualdade social.
"Educação é o alicerce de uma nação".
Marília R. Trindade


Nenhum comentário:

Postar um comentário